O Município de Quixeré notificou e CONFIRMOU o primeiro caso de MONKEYPOX (VARÍOLA DO MACACO). Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 20 anos, que viajou para outro município antes do início dos sintomas.
O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta-se bem. Segue sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e da sua equipe de saúde.
Todas as medidas de vigilância para combate à disseminação da MonkeyPox no município estão sendo tomadas, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
A MonkeyPox causa um quadro autolimitado, que se resolve de 2 a 4 semanas. Mais de 99% dos pacientes infectados se recuperam bem. Alguns grupos
crianças menores de oito anos, pacientes com sistema imunológico comprometido, indivíduos com histórico de doenças inflamatórias de pele, gestantes e lactantes correm um risco maior de desenvolver complicações mais graves.Ressalta-se que a enfermidade não é transmitida por macacos, sendo que os animais, são tão vítimas da enfermidade, quanto os seres humanos. A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio de: contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.
Fique atento, pois lembramos que em caso de surgimento de sintomas como início súbito de lesões (feridas) em mucosas ou pele (por todo corpo ou em algumas regiões do corpo) acompanhada de febre, aumento de gânglios na região do pescoço procure a Unidade de Saúde mais próxima IMEDIATAMENTE.
Cuide-se e preserve-se!