A data 18 de maio foi determinada pela Lei 9.970/2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um momento para levar a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Todos os dias crianças e adolescentes são expostas a diferentes formas de violência nos lugares que frequentam. Dessa maneira, a família, a sociedade e o poder público, devem participar das discussões e ações a prevenção ao abuso e exploração sexual. A violência sexual pode acontecer em diferentes idades (incluindo bebês) e classes sociais, podendo ser de várias formas, como:
Abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
Exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca, obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia e rede de prostituição.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, incentiva que os municípios realizem ações para alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual. Faça bonito proteja nossas crianças e adolescentes.
Fonte: www.sedhast.ms.gov.br
#somostodosquixeré #quixeré